sábado, 23 de janeiro de 2010

Lista de filmes, séries e documentários


Lista de filmes, séries e documentários cujo tema é o autismo ou que têm personagens autistas (mesmo que secundárias).

FILMES:

'Silent Fall' ou 'Testemunha Autista' ou 'Testemunha do silêncio' (1994)
'Rain Man' (1988) - Raymond Babbitt
'Nome de Código: Mercúrio' ou 'Mercury Rising' (1998) - Simon Lynch
'House of Cards' ou 'O Enigma das Cartas' (1993) - Sally Matthews
'Son-Rise, a Miracle of Love' ou 'Meu Filho, meu Mundo' (1979)
'Miracle Run' ou 'Uma Viagem Inesperada' ou 'Missão Especial' (2004) - Steven e Philip
'Molly' (1999) - Molly McKay
'The Horse Boy' (2009)

SÉRIES:

Eureka - Kevin Blake
'Journey of the Heart' ou 'Sem preconceito' (1997) - Tony

DOCUMENTÁRIOS:

'The Sunshine Boy' (2009)
'Autism: the musical' (2007)
'A is for Autism' (1992)
'Autism is a world' (2004)
'My family and autism' (2003)
'Recovered: Journeys through the autism spectrum and back' (2008)
'Through the eyes of autism' (2006)
Elle s'appelle Sabine (2007)
Normal People Scare Me (2006)


Sabe mais algum? Então deixe um comentário com o título do filme, série ou documentário para que possamos adicionar à lista. Obrigado!

2 comentários:

  1. Conheço mais um filme que já deu há anos no Canal Holywood da TVCabo.
    O título que lhe atribuíram em Portugal era TESTEMUNHA AUTISTA. Desconheço o título original e o ano de produção. Presumo já ter mais de 15 anos pois o seu actor adulto principal é Richard Dreyfuss (entra no filme JAWS e no Encontros Imediatos do 3º Grau, entre outros).
    Passa-se numa pequena cidade dos EUA e trata de um crime de homicídio de um casal, que foi perpetrado por desconhecidos, à facada e cuja unica testemunha, à partida, é o filho do casal, que é um menino autista de 8 anos.
    As circunstâncias em que aparecem os corpos e o menino na cena do crime, levam inicialmente a pensar que poderia ter sido ele uma vez que o encontram com a faca do crime na mão e em atitude muito agressiva, não deixando sequer que se aproximem dele. O Chefe da Polícia local recorre então à ajuda de um médico psicólogo, já retirado, mas que em tempos ajudou a tratar de autistas.
    A acção do filme vai-se desenrolando com os esforços do médico (o actor Richard Dreyfuss) a tentar estabelecer "ligação" com o menino para depois conseguirem chegar ao verdadeiro autor do crime, uma vez que facilmente concluiram, atendendo à violencia dos golpes nos corpes, que não poderia ter sido ele.
    O filme é muito bom, muito melhor que o filme "Mercúrio" porque enquanto neste o motivo principal é a acção policial do filme e o "circo" de pancadaria e tramóia interpretada pelo Bruce Willys e Cª, no "Testemunha autista" dão relevo principalmente ao Autismo e vão constantemente dando explicações sobre o comportamento de quem tem essa patologia.
    Aliás, em determinado momento do filme tem uma cena/frase magistral, em que o médico diz uma grande verdade, verdadeira na época e que ainda se pode aplicar hoje.
    A cena é mais ou menos assim: após o menino ter sido entregue, pelas autoridades, aos cuidados do médico, este tem uma conversa com a sua única irmã e pergunta-lhe, para começar, se sabe o que é o Autismo. Ela responde-lhe uma definição de Dicionário: "Autismo é uma perturbação do comportamento... etc. etc...".E o médico responde-lhe: "Sim senhor, vejo que tem andado a lêr umas coisas. Pois então eu vou-lhe dizer o seguinte: SOBRE O AUTISMO NÃO SE SABE NADA! NADA! E agora que sabemos isso, você e eu vamos tentar fazer alguma coisa pelo seu irmão."

    Recomendo muito este filme. A acrescentar ao rol de qualidades do filme, digo ainda que o acho quase tão bom, em termos de informação para o espectador, como o "Rain Man", mas melhor de ser visto. Isto porque no "Rain Man" o autista é um adulto e no desenrolar do filme está-se constantemente a assistir ao debitar de informção sobre o comportamento diário dos autistas e isso, ainda por cima, é feito de uma forma demasiado dinâmica e acelerada. È necessário ver o filme mais que uma vez para se conseguir "ver" todos os pormenores do comportamento do visado.
    No filme "Testemunha Autista", para alem de o autista ser um menino de 8 anos, o que leva logo a maioria dos pais de uma criança assim a prestarem mais atenção, o ritmo do filme é mais calmo e tem um pouco menos de informação visual, o que permite ser mais bem "assimilado".

    Um abraço para todos os pais com filhos assim.
    E nunca desistam da luta diária para educar o vosso filho autista.
    Quando vos estiverem a faltar as forças e o ânimo para continuar, pensem que se o Espirito que encarnou o vosso filho vos escolheu para serem os pais dele, é porque sentiu que vocês eram os indicados para o ajudarem nesta Vida.
    Ou então, para quem não acredita na Vida Espirita e na Reencarnação, por ser de formação católica, então pensem que se Deus vos deu esse filho, foi porque vos destinou essa grandiosa Missão e entendeu que seriam capazes de a levar por diante.
    Filhos "especiais" são para Pais especiais.
    Mesmo não o podendo curar, AMEM-NO, pois isso já é grande parte da sua "cura".

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela sugestão e descrição tão pormenorizada do filme, assim como pela mensagem para todos os pais e mães de crianças autistas.

    Se souber de mais algum filme, série ou documentário sobre o tema, coloque na caixa de comentários para que o possamos acrescentar à lista.

    Muito obrigado.

    ResponderEliminar