sábado, 23 de janeiro de 2010

Autismo


O que é?

O autismo é uma doença complexa do desenvolvimento cerebral que se manifesta por volta dos dois a três anos de idade e que se prolonga por toda a vida, evoluindo com a idade. Esta doença caracteriza-se por uma profunda perturbação da capacidade de comunicar e de estabelecer relações sociais e afectivas com o meio, assim como por uma rigidez no pensamento e padrões de comportamento e interesses limitados e repetitivos.

Trata-se de uma doença que afecta quatro vezes mais os rapazes do que as raparigas. As causas do autismo ainda constituem um mistério. Todavia, estudos realizados ao longo dos anos associam a origem do autismo à existência de um factor genético multifactorial e a diversas causas orgânicas. Considera-se que é possível existirem factores hereditários com uma contribuição genética complexa e multidimensional, bem como alguns factores pré natais (exemplo da rubéola materna) e peri natais (como a prematuridade e o baixo peso ao nascer).


Características

Existem algumas características comuns nas pessoas autistas e que constituem critérios de diagnóstico do espectro. São elas:
· A dificuldade de estabelecer contacto com os olhos,
· Aparente surdez (desatenção) e inacessibilidade face às tentativas de comunicação por parte dos outros,
· A repetição abusiva de frases - ecolália
· A interrupção do desenvolvimento da linguagem – podendo mesmo dar-se a perda da linguagem.
· O agir como se não tivesse conhecimento do que acontece com os outros,
· O ataque a outras pessoas, mesmo que não existam motivos para isso,
· Não exploração do ambiente e fixação em poucas coisas,
· Gestos repetitivos como balançar as mãos, a cabeça ou o balançar-se,
· Cheirar, morder ou lamber os brinquedos e/ou roupas,
· Insensibilidade aos ferimentos e possibilidade de ferir-se intencionalmente
· Entre outros.

Quando começou a ser estudado?


O autismo foi identificado pela primeira vez no ano de 1943, pelo austríaco Leo Kanner. Contudo, só em 1961 foi realizado o primeiro estudo com crianças autistas, por Ferster & DeMyer.
Vinte e seis anos depois surge a primeira grande obra sobre o espectro autista assinada por Lovaas. Todavia, a grande contribuição de Lovaas para o tratamento do autismo dá-se em 1989 e incide num estudo que privilegiou um método de intervenção comportamental. Lovaas aplicou a análise comportamental a crianças autistas – método que é hoje conhecido como ABA -, através de intervenções intensivas de 40 horas por semana.

Em 1993 surge uma outra obra dedicada ao autismo, desta vez por uma mãe que tinha dois filhos diagnosticados com o espectro autista. Catherine Maurice utilizou a análise comportamental aplicada de Lovaas para ajudar a corrigir a doença dos seus filhos. Conseguido o objectivo, Catherine escreveu um livro sobre o assunto, intitulado “Let Me Hear Your Voice – a family’s triumph over autism” e que permitiu a divulgação do método ABA no tratamento do espectro do autismo.

Situação actual

Segundo dados avançados pelas autoridades de saúde norte-americanas, actualmente um em cada 150 jovens nos EUA sofre de algum tipo de autismo.
Já em Portugal estipula-se que para uma população de 10 mil pessoas existam dez com autismo. Na mesma população há cerca de 30 pessoas com perturbações globais do desenvolvimento no quadro do autismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário