sábado, 23 de janeiro de 2010

Entrevista a Nicole Tisdale

Aos olhos de Nicole Tisdale, gestora do programa ABC Real na Califórnia, lidar com o diagnóstico de autismo é sempre “devastador” para qualquer pai. “Demora algum tempo para qualquer pai, de qualquer cultura, compreender e aceitar o autismo e fazer o que é necessário para o bem-estar da criança”, refere Nicole, no final da palestra sobre o método ABA aplicado ao espectro do autismo, realizada em Lisboa, no passado dia 19 de Novembro.

A técnica do Centro ABC Real da Califórnia tem realizado palestras para pais de crianças autistas nalguns países onde a escola americana tem delegações. Nos vários contactos que Nicole fez, esta considera que “não há muitas diferenças” na reacção dos pais ao autismo dos filhos: “Em todas as culturas é sempre muito difícil lidar com o autismo”.

Nicole Tisdale refere ainda que as palestras são uma forma de consciencialização sobre o espectro do autismo e “uma forma de apoio às famílias”. “Ajuda-as a saber que não estão sozinhas e que há de facto um tratamento para o autismo”, afirma a técnica americana. Esta acrescenta ainda que estas iniciativas são uma forma de ajudar as pessoas a “ter controlo sobre as suas vidas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário